segunda-feira, 8 de junho de 2009

GAFE e CINE PAREDAO!!!

..de um clique no cartaz pra abrir!!!


GAFE - Grupo de Acao Feminista!

¨Desde do dia em que nasci - ou mesmo desde do dia em que minha mae foi fazer um ultrassom e dentro do ùtero dela eu abri as pernas - planos especìficos foram feitos para mim no mundo que ia me receber.¨

A partir do que levamos entre as pernas - usualmente um pinto ou uma buceta - aprendemos a nos comportar , em todos os lugares e momentos, de um jeito muito limitador. Qual é o sentido disso? Nenhum! Pelo menos é o que a gente, da GAFe, acredita, e esse é exatamente o combustivel que faz nosso coletivo se mover, discutir, brigar, chorar, destruir e criar. A gente acredita tambèm que toda a nossa vida e todos os espacos pelos quais transitamos, estao de alguma maneira marcados pelo genero, ou seja, por esses valores que carregamos ou negamos, por essas caracteristicas que incorporamos ou repremimos. O nossos locais de trabalho, nossos espacos de educacao, nossa cama, nossa casa, os epacos politicos e nosso cotidiano... tudo esta marcados pela presenca do genero, essa marca aleatòria que nos diz como devemos agir, o que podemos falar, quem deve ser ouvido. A GAFe acredita que è a partir de todos esses lugares que se deve discutir. A contribuicao teorica è importante, mas nao è preciso ler um tratado super complicado pra perceber as situacoes que tocam a tod@s nos, em tantos momento, com tantas insegurancas, com tantas desigualdades.

Mas esse negocio de genero tem uma historia.. uma historia que por seculos definiu espacos masculinos e femininos, negando as mulheres participar de processos importantes, desvalorizando-as frente a criacao de um modelo unico de ¨gente¨ , colaborando com a contrucao de uma hierarquia imensa na sociedade, onde o homem apresentava seu status maior. Nao só homem, mas também branco, ocidental e mais que tudo, com dinheiro. E esse negocio de genero realmente fez-se negocio, daqueles que dao lucro. Pois foi nessa base tao antiga do patriarcado que o capitalismo se ergueu. E, por tanto, a luta pelo fim da desigualdade de genero tem que tà junta com as outras lutas, com a luta que representa o interesse de todas essas pessoas que foram e sao excluidas desse modelo..porque nao tem a cor branca, porque nao tem terra, porque nao tem moradia, porque nao tem transporte, nao tem educacao, de quem nao tem poder sozinh@ frente as garras do capital e do Estado ao seu servico. Mas o poder a gente cria, e cria junto.

Acreditamos na possibilidade de mudanca na acao do dia a dia e na acao coletiva. Na acao do dia a dia, negando os modelos que nos sao impostos, deixando de baixar a cabeca, criando novas relacoes entre quem esta a nossa volta, com noss@s companheir@s, com amig@s, com colegas de trabalho. Mas è a partir das acoes coletivas, nos juntando pra conversar, pra manifestar, pra dividir experiencias e pra exigir mais liberdade e autonomia, que nos fazemos fortes. Pensando juntos vamos reconhecer as posicoes que ocupamos como homens e mulheres na sociedade e dai há que se levantar contra as acoes de um poder autoriatario, que nos oferece uma vida que nao estamos de acordo de jeito nenhum!!

E esse poder, para ser exercer sua autoridade, abusar dela e fazer com que muitos a engulam garganta abaixo, contra com muitos bracos. E dentre esses bracos estao os meios de comunicacao. È a tv, o cinema, os jornais... Eles estao na mao de pouquissimas pessoas, que ditam como devemos ser, como nosso corpo deve parecer para ser bonito, como devemos agir para virarmos pessoas bacanas. Mas as pessoas que aparecem nas telinhas quase sempre sao pura farsa! Nao nos vemos representadas nesses personagens todos. Nao somos parte desse conto, dessa mentirinha. Por isso a gente reconhece a importancias de espacos que de algum jeito criam um circuido de comunicacao alternativo, que nao corresponda aos intereses do mercado, que facam circular cultura e informacao onde nos vemos representad@s. O vídeo e a tela do cinema em lugares abertos e publicos se coloca como ferramenta para discutir, para pensar, para subverter e inpirar a insurreicao.. Por isso no final das contas nos juntamos com o pessoal do Cine Paredao pra essa atividade!
Entao, desliga a TV e venha ver um filme com a gente?...luz, camera e muita acao!

Blog da GAFE: gafeminista.blogspot.com

2 comentários:

  1. Por que ninguém nunca comenta os posts doblog???
    Comenta aí gurizada!!!

    ResponderExcluir
  2. eu gostei!!! do cartaz e do texto...

    ResponderExcluir